quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Recentemente aconteceu um episódio onde um grande estrondo e um raio de fogo cortou os céus de algumas cidades do norte do Piauí, onde segundo populares afirmaram terem ouvido esse estrondo que deixou a população em pânico, segundo alguns sites de Parnaiba e Tersina, A BRAMON - Rede Brasileira de Observação de Meteoros começou a investigar nessa segunda (24) a bola de fogo e o grande estrondo do último sábado (22) no momento ainda não há nem uma informação sobre as operações, Portanto, anote as datas abaixo e fique de olho no céu para acompanhar os próximos espetáculos cósmicos. As chuvas de meteoros são fenômenos anuais, que acontecem em épocas bem definidas do nosso calendário. As mais famosas e belas são as Leônidas e as Perseidas, mas algumas que não são tão populares podem provocar surpresas por sua beleza. Contudo, há uma dica que vale para todas as chuvas de meteoros: as melhores ocorrem no céu sem Lua e podem ser melhor visualizadas longe das luzes da cidade.

AGOSTO

Uma das chuvas mais esperadas no ano, a Perseidas, ocorre a partir da constelação de Perseu. O pico deve ser em 13 e 14 de de agosto, mas você poderá ver alguns meteoros entre o período de 23 julho e 22 agosto. Uma lua crescente vai compartilhar o céu este ano, mas não deve causar problemas para o quem estiver aguardando por este show.

SETEMBRO

No dia 13 de setembro ocorre um eclipse parcial do Sol que só será visível no sul da África, Madagascar e na Antártida.
O mês de setembro também reserva, no dia 28 de setembro, um eclipse total da Lua, que poderá ser acompanhado em quase toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia ocidental.

OUTUBRO

Orionídeas: ocorre no final do mês e sua origem está na constelação de Órion. Esta chuva de meteoros terá seu auge no dia 21, mas ela é bastante irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentado nas manhãs entre os dias 20 e 24. Uma melhor visualização poderá ser obtida a partir do leste, após a meia-noite.

NOVEMBRO

Leonídeas: seu ponto alto é em meados de novembro e, como o nome sugere, seu radiante é na constelação de Leão. O pico desta chuva deve ocorrer entre 17 e 18 de novembro, mas alguns meteoros serão visíveis entre os dias 13 e 20.

DEZEMBRO

Geminídeas: com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros, com até 60 por hora. O auge da chuva geralmente acontece entre os dias 13 e 14. Com uma lua fina e crescente, o céu deverá estar escuro o suficiente para garantir um belo show para quem estiver de olho no céu.

FONTE: Explorador dos Céus

0 comentários :

Postar um comentário