domingo, 25 de outubro de 2015

Foi encontrado na manhã deste sábado (24), na cidade de Pilar, o corpo do jovem Victor Lopes, de 24 anos. Victor foi visto pela última vez na noite de ontem. Ele tinha um perfil no Facebook, onde fazia "críticas" contra políticos do município.

De acordo com a Polícia Militar, populares ligaram para a corporação após encontrar o corpo no Beco da Baiúca, próximo da Lagoa Manguaba. A Perícia Oficial (PO) informou que o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado próximo ao meio dia e o corpo já foi recolhido. A perícia foi realizada, mas ainda não se sabe em que circunstância o homicídio ocorreu.

Uma pessoa ouvida pelo TNH1, que não quis ser identificada, disse que o jovem já havia sido agredido em duas oportunidades por conta das denúncias feitas por ele sem sua página na rede social. A reportagem tentou conversar com agentes da delegacia da cidade, mas ninguém atendeu nossas ligações.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) divulgou uma nota de pesar pela morte do blogueiro, leia a nota na íntegra abaixo:

"A diretoria do SINDJORNAL, bem como toda a classe de jornalistas, vem a público emitir uma nota de pesar pelo falecimento do jovem Antonio Victor Lopes, na cidade do Pilar. Mesmo não tendo registro profissional, o jovem que era proprietário do perfil PILAR ONLINE, e prestava relevantes serviços de comunicação a população daquela cidade. Nós, enquanto comunicadores, lamentamos o assassinato brutal de um jovem que tomou para sí um compromisso com sua comunidade de passar informações e manter a sociedade em alerta sobre os fatos ocorridos no Pilar. Muito respeitosamente prestamos solidariedade à família ao mesmo tempo que em cobramos das autoridades a mesma competência nas investigações do assassinato do jovem comunicador, demonstrada em outras ocasiões. Julgamos ser importante esclarecer os fatos para saber se o crime tem qualquer tipo de envolvimento com a atividade que ele desempenhava, o que representaria um retrocesso e uma afronta a sociedade. A classe de comunicadores do Estado de Alagoas está em luto, com mais essa voz que foi calada de forma violenta. Que a justiça seja feita

DIREÇÃO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE ALAGOAS"

Governador

O governador Renan Filho também emitiu nota oficial sobre o caso neste domingo (25), pelas redes sociais, informando que quer rigor na apuração.

NOTA PÚBLICA

Diante do covarde assassinato do jovem ativista digital Antônio Victor Lopes, na cidade do Pilar, manifesto meu profundo pesar aos seus familiares e amigos, e asseguro todo o empenho dos órgãos de segurança pública para a elucidação do crime e a captura dos responsáveis.
Antônio Victor, mesmo sem exercer formalmente a atividade jornalística profissional, mantinha um perfil na rede social onde divulgava informações importantes sobre a sua região. Ele prestava um serviço tão relevante que o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas reconheceu este fato. Além da violência inaceitável, sua morte é também um atentado à liberdade de expressão, que todos devemos defender.
Determinei que as investigações sejam rigorosas para que esse bárbaro crime seja esclarecido e punido conforme a lei, o mais breve possível. Alagoas não tolera a violência, e ela não ficará impune.
Maceió, 25 de outubro de 2015

RENAN FILHO
Governador

FONTE: tnh1.ne10

0 comentários :

Postar um comentário