domingo, 21 de setembro de 2014

Avião da candidata ao governo Janete Riva desapareceu no sábado (20).
Suspeita da Polícia é de que avião foi roubado e pilotos, sequestrados.


A candidata ao governo do estado de Mato Grosso Janete Riva (PSD), cuja aeronave foi objeto de um suposto roubo na tarde de sábado em Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá), declarou neste domingo (21) que sua equipe de campanha fez contato com o piloto, Evandro Rodrigues Abreu, cerca de 15 minutos antes de seu desaparecimento. Evandro estava com o copiloto Rodrigo Frais Agnelli dentro da aeronave, um modelo King Air, prefixo ATY; a Polícia suspeita que criminosos tenham roubado o avião e sequestrado os dois pilotos.

Evandro é da região de Juara (a 690 km de Cuiabá) e é conhecido da família Riva há cerca de 20 anos. Ele tem dois filhos. Já Rodrigo tem trabalhado para a família há cerca de um ano. Ele foi pai há cerca de 40 dias. As famílias de ambos já foram informadas da ocorrência e, segundo Janete, estão inconsoláveis.

Na tarde de sábado, Evandro e Rodrigo estavam a bordo da aeronave de Janete, no hangar do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda junto a outra aeronave da família Riva, esta utilizada pela equipe de comunicação da candidata na campanha ao governo. Segundo explicou Janete em coletiva de imprensa na manhã deste domingo, sua equipe foi a última a manter contato com os pilotos desaparecidos.

Último contato
Janete estava em carreata em Pontes e Lacerda e, em seguida, deveria voar até o município de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km da capital). As duas cidades são vizinhas.

A equipe de comunicação embarcou e decolou antes do avião que levaria Janete com o marido, o deputado estadual José Riva (PSD), e o candidato a senador pelo mesmo partido, Rui Prado.

O avião da equipe de comunicação já estava no ar quando a equipe de Janete telefonou para Evandro, que estava dentro da segunda aeronave ao lado do copiloto Rodrigo, ambos já preparados para decolar O contato era para tratar da bagagem de Janete, que se preparava para outros atos políticos.

O aeroporto é afastado do centro urbano de Pontes e Lacerda e a equipe de Janete demorou cerca de 15 minutos para chegar até lá. Quando chegaram ao hangar, nenhum dos aviões se encontrava.

Em contato com membros da equipe que já estavam em Vila Bela, foram informados de que o avião do pessoal e comunicação já havia aterrissado. O segundo avião não aterrissou na pista de Vila Bela.

Houve tentativas de contatar Evandro e Rodrigo novamente, mas seus telefones celulares estavam desligados. Mais tarde, também foi constatado que o equipamento de localização da própria aeronave fora desligado. Janete também relatou à imprensa que um membro da equipe de comunicação chegou a notar uma camionete de procedência desconhecida na área do hangar. A suspeita é de que estivesse dando suporte à suposta ação dos criminosos.

Investigação
A candidata cancelou atos de campanha no final de semana e estuda ainda alterações posteriores na agenda por conta da ocorrência. Ela já informou o caso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e à Secretaria de estado de Segurança Pública (Sesp), à qual solicitou que o raio de buscas pela aeronave e pelos pilotos seja estendido até alcançar território colombiano. Segundo ela, a aeronave estava com autonomia de voo para chegar até esse país.

Já a Polícia Civil trabalha mais com a hipótese de que o avião tenha sido levado para território boliviano, também na rota do tráfico de drogas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que mobilizou equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) para a faixa do estado próxima à Bolívia. Também está sendo feito contato com as autoridades policiais bolivianas.

São necessários aproximadamente 15 minutos de voo entre Pontes e Lacerda e a fronteira do país vizinho. A principal suspeita é de que a aeronave tenha sido roubada por um grupo de narcotraficantes, que vêm intensificando nos últimos anos o uso de aeronaves para o transporte de entorpecentes na região.



Fonte: G1

0 comentários :

Postar um comentário