segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A internet do Brasil é considerada uma das piores do mundo, a velocidade oferecida pelas operadoras sempre é maior que a média mensal recebida. Justamente por isso, faz alguns anos que os consumidores estão tentando lutar por uma navegação melhor no país.
A nova regra definida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) entrou em vigor neste último sábado (1/11). As operadoras precisam entregar o mínimo de 80% da velocidade prometida aos seus clientes, de banda larga fixa e móvel. Se você tem internet de 10 Mbps, por exemplo, precisará receber uma média mensal de pelo menos 8 Mbps.
A Anatel faz contas com base na taxa de transmissão instantânea e média. A taxa de transmissão média vem direto da instantânea, que mede a velocidade de um exato momento da conexão. No caso de uma internet de 10 Mbps, o mínimo de uma transmissão seria 4 Mbps, mas que supostamente compensará o resto do mês e trará 8 Mbps de média mensal.
As medições de banda larga estão sendo realizadas em parceria com usuários do programaBrasil Banda Larga, para verificar se as operadoras realmente estão seguindo os novos parâmetros da Anatel. Já em banda larga móvel, as medições são feitas pelo programaBanda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.
As normas da Anatel são aplicadas desde 2012, primeiro obrigando as operadoras a entregarem pelo menos 60% da velocidade prometida; em 2013 a meta era 70% e agora já estamos com 80%. As exigências realmente acabam melhorando o serviço, já que obrigam as operadoras a investirem em infraestrutura.
Apesar de ser considerado um dos países com conexões mais lentas, o Brasil está conseguindo atingir metas aceitáveis. Agora os consumidores precisam continuar exigindo das empresas, para que as conexões realmente atinjam 80% da velocidade prometida.
Os usuários de banda larga móvel podem medir a qualidade de suas conexões com o aplicativo Brasil Banda Larga, disponível gratuitamente para Android iOS.

0 comentários :

Postar um comentário