quarta-feira, 5 de novembro de 2014

"(José Luis) Abarca e a sua mulher foram detidos por elementos da polícia federal na cidade do México", indicou um porta-voz da Comissão Nacional de Segurança (CNS) à agência France Presse.
"A operação decorreu sem violência. Eles ficaram à disposição do ministério público federal nas instalações das autoridades judiciais encarregadas do crime organizado (SEIDO)", adiantou a mesma fonte.
José Luis Abarca e a mulher, Maria de los Angeles Pineda, eram os fugitivos mais procurados do país depois dos acontecimentos em Iguala, cidade situada no Estado de Guerrero, a 200 quilómetros a sul da Cidade do México.

Polícias municipais e membros do grupo criminoso Guerreros Unidos atacaram a tiro autocarros com estudantes da Escola Normal de Ayotzinapa, que se terão deslocado a Iguala para recolher fundos. O ataque causou seis mortos e 25 feridos.
De acordo com as declarações de algumas das 56 pessoas já detidas no âmbito do caso - polícias, funcionários públicos, presumíveis criminosos - depois daquele ataque os 43 desaparecidos terão sido assassinados e enterrados.

As autoridades judiciais acusaram Abarca e Pineda, que terá irmãos ligados ao narcotráfico, de terem organizado o ataque. O casal fugiu alguns dias depois dos acontecimentos e a 22 de outubro foi emitido um mandado de detenção.

Os estudantes continuam desaparecidos e os familiares, que a semana passada foram recebidos pelo presidente do México, têm protestado contra a falta de resultados da investigação.

Fonte: Jornal de Noticias

0 comentários :

Postar um comentário