domingo, 21 de dezembro de 2014

Começa hoje (21) a estação mais quente do ano. O verão inicia-se, oficialmente, às 19h03min e promove dias mais longos que a noite até o dia 19 de março. A partir de agora, as chuvas de curta duração, mas intensas, serão diárias. Com o aumento da temperatura do ar sobre o continente, os temporais são carregados de trovoadas e rajadas de vento em todo o Estado. 
O campo-grandense acompanhou nos últimos dias de primavera enchentes e alagamentos, que só tendem a aumentar no verão, com chuvas por vários dias. Também será comum a ocorrência de “veranicos”, período de estiagem com duração de 7 a 15 dias. Segundo o levantamento histórico desta época do ano do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, as chuvas variam de 109 a 300,9 milímetros, ou seja, um volume bem superior do que já ocorreu neste mês de dezembro, 118,6 milímetros , que ocasionou vários estragos na Capital. 
Para hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê a chegada de uma frente fria, no sul do Estado, promovendo chuvas, trovoadas e ventos fortes. Amanhã essa frente avança rapidamente sobre todas as regiões, deixando o tempo muito instável, com chuvas eventualmente fortes. Só haverá diminuição progressiva de intensidade da precipitação na região sul e sudoeste no período noturno, mas com formação de nevoeiro em razão da entrada do ar frio. 
A partir de terça-feira, a frente fria começa a deixar o Estado e atinge apenas o extremo norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. Vai chover isoladamente no centro-leste, mas com nebulosidade em diminuição. A quarta-feira será um típico dia de verão, com sol predominando durante todo o dia.
Fonte: Correio do Estado
Haverá possibilidade de chuva isolada, que aumenta na direção do norte do estado. As recomendações para enfrentar o calor é de muita hidratação e proteção solar, além de evitar exposição no período das 10h às 16h. 

0 comentários :

Postar um comentário