terça-feira, 21 de julho de 2015

Toda a equipe que comandava o Centro Educacional Masculino (CEM) foi exonerada devido ao assassinato do adolescente Gleison Viera da Silva, 17 anos, condenado por participar do estupro coletivo em Castelo do Piauí.

Foram afastados o gerente de internação do Centro, Herbert Neves, o diretor educacional de atendimento socioeducativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Anderlly Lopes e o coordenador do CEM, Marivaldo Viana.

A Secretaria já definiu a nova equipe. O atual coordenador do Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP), Emerson de Oliveira, também será coordenador do CEM interinamente. A direção será do ex-diretor da Casa de Custódia, capitão Anselmo Portela (foto). O cargo gerente de internação ainda não foi preenchido.

Anselmo afirmou que o foco agora é melhorar os Centros Educacionais. “A intenção não é buscar culpados, e sim soluções. Iremos buscar medidas, ver a questão dos adolescentes que já podem sair, pra amenizar essa superlotação, a questão das reformas, pra que possamos trabalhar de forma mais disciplinada nos centros educacionais, e que não ocorra fatos como”, disse. 

O coordenador do Centro de Apóio à Infância e Juventude, promotor Glécio Setúbal, afirmou que o caso será apurado para apontar os responsáveis. “A decisão de colocar os quatro adolescentes no mesmo local foi falha, porque o mais velho delatou os outros três. Não podemos prever as ações, mas havia o risco de acontecer algo trágico. Então nós avaliamos que faltou cautela para tomar essa medida”, comentou. 

Os outros menores foram que estavam provisoriamente no Complexo da Cidadania, foram transferidos para o Centro de Internação Provisória (CEIP). Anselmo Portela afirmou que tem um prazo de 30 dias para definir o local que os menores ficarão internados. 

“Por enquanto, o local para separá-los será o Centro de Internação Provisória (CEIP). Eles vão ficar internados lá enquanto não definimos pra onde eles devem ir. Nos próximos 30 dias nós iremos definir pra onde esses jovens serão transferidos. Não só eles, como os outros que virão”, finalizou o Capitão.

FONTE: PORTAL AZ

0 comentários :

Postar um comentário