quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Em meio ao impasse entre governo, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário sobre o orçamento do Piauí para o ano que vem, a situação das comarcas do interior do estado é preocupante. De acordo com Leonardo Trigueiro, presidente da Associação dos Magistrados do Piauí, em muitas cidades não existe nenhum servidor nas unidades. “No interior do estado é onde a situação se agrava mais. Nós temos comarcas em que não há um servidor sequer do Poder Judiciário”, disse em entrevista ao Bom Dia Piauí desta quarta-feira (3).
De acordo com ele, nessas comarcas os serviços são feitos por servidores cedidos pelo município. “Há a necessidade da realização de concursos para contemplar essas comarcas, pois essa situação compromete o atendimento à população, sobretudo quando se observa que a demanda do Poder Judiciário só aumenta”, explicou o magistrado. Ele defende que é necessário aumentar o Judiciário de tamanho, expandindo seu volume de trabalho e melhorando suas condições estruturais para que seja possível atender a demanda crescente.
Trigueiro conta que existe a previsão da realização de um concurso público no ano que vem para a nomeação de 25 juízes e 450 servidores, mas ressalta que a quantidade ainda não é suficiente. “Na verdade a necessidade é bem maior que essa. Esse é o número mínimo para possibilitar o bom funcionamento do Poder Judiciário do Piauí no próximo ano”, falou. No entanto ele alerta que os problemas com a liberação de recursos no orçamento de 2015 pode comprometer a realização do certame.
Faltando menos de um mês para o fim do ano, uma disputa entre os três poderes é travada por maiores investimentos em 2015. A situação é mais delicada justamente no Poder Judiciário, principalmente após a ameaça do governo do estado de cortar recursos na ordem de R$ 69 milhões que seriam destinados ao Tribunal de Justiça.
Fonte:G1/piauí

0 comentários :

Postar um comentário